Continuando o dia do post anterior. O nosso roteiro desse dia foi: Ir ao salar de Atacama, conhecer a Laguna Chaxa (onde tem flamingos), ir ao Valle de Jere, depois almoçar por Tocanao, ir na Laguna Cejar (aqui são três lagunas: cejar, piedra e baltinache) e, por fim, ir atá a laguna tebinquiche.
Saímos da Laguna de Chaxa e fomos ao Valle/Quebrada de Jere. Esse não foi um passeio planejado, passamos pela placa na ida e nos chamou a atenção.
O Valle de Jere, fica no povoado Tocanao e a primeira impressão é de que eles estão tentando fazer daquele local um ponto de parada de turistas. Massss, tem muita coisa para melhorar.
Encontra-se a 38km de San Pedro de Atacama e esta a 2.520m de altitude. O percurso tem mais de 1000 metros, então, prepare as pernas para andar.
No total, o valle conta com 6 estações (paradas) que nos apresentam a cultura hispânica de Lickanantay. Vamos lá:
- A 1º estação é chamada de “Entorno”: aqui é um visão geral de toda flora e fauna do local. O contraste do solo seco com o verde, deixa uma paisagem bem bonita.
- A 2º estação é chamada de “Tacitas”: era um espaço dedicado a moagem dos alimentos e ervas medicinais.
- A 3º estação é chamada de “Cantera”: a pedreira de Liparita é utilizada para extração de materiais que serão usados para construção e realização de artesanatos. Isso ocorre desde 1940.
- A 4º estação é chamada de “Petroglifos”: é possível visualizar os desenhos que os antigos moradores incas fizeram nas rochas.
- A 5º estação é chamada de “Trojas”: são tocas que eram utilizadas para o armazenamento de toda colheita de frutas, agricultura, hortas, ervas, etc etc etc.
- A 6º estação é chamada de “Arquitectura tradicional”: é possível vislumbrar como eram as construções andinas.
Realizamos o passeio bem rápido. O local é interessante, afinal, por muitos e muitos anos o sustento de Tocanao e da região vinha do Valle. Mass, como disse anteriormente… falta algo. Caso não tenha mais nada pra fazer pela região, até vale a pena dar uma paradinha. Agora, alterar roteiro para acrescentar o Valle do Jere na programação…. não faça isso.
Bom, depois disso, fomos a Tocanao para almoçar e tivemos bastante dificuldade em encontrar algo aberto. Por isso acabamos almoçando no primeiro local que vimos e a comida não foi muito boa não… kkkkkk. Pelo menos conhecemos a cidade e vimos que não tem nenhum atrativo. Tínhamos curiosidade, afinal, muitas empresas fazem uma parada por lá para a galera conhecer.
Informações úteis:
- A entrada do salar de atacama (laguna Chaxa) foi 3.000 pesos por pessoa.
- A entrada do Valle de Jere (ou Quebrada de Jere) foi 3.000 pesos por pessoa.
- A entrada da laguna cejar (aqui são três lagunas: cejar, piedra e baltinache) custou 15.000 pesos por pessoa.
- Se estiver por conta, veja se o combustível é suficiente. O único posto fica em San Pedro de Atacama (na rua Tocanao)
- É importantíssimo que você leve água! Nas guaritas tem sanitários, então pode beber água.
- Use roupas confortáveis, afinal… você irá fazer uma boa caminhada.
- Passe protetor/bloqueador solar. Vai por mim, o deserto não é mãe mas bate! kkkkk
- Leve um casaquinho, por precaução. O clima no deserto é um pouco imprevisível.
- Leve um colírio/lágrima artificial. É tanta secura que seus olhos irão agradecer. Nós levamos e foi um alívio!
- Tem gente que leva sorine também (aquele negócio de espirrar no nariz). Nós não vimos a necessidade, mas se quiser levar, creio que é bem vindo!
- Como realizamos o passeio na laguna cejar, é possível banhar na laguna piedra. Nesse caso, leve toalha, biquíni/sunga, óculos de sol, chinelos e coragem para entrar na água (estava bem gelada o dia que fomos).
Ótima semana a todos.
Obrigada pela visita.
Beijos.
Salar de Atacama – Laguna de Chaxa
Valle de la Luna – Deserto do Atacama
Valle de la Muerte – Deserto do Atacama
![]() |
![]() |
![]() |
Lindo post !
CurtirCurtir
Ótimo Artigo ! Os artigos publicados neste blog é muito bom, sempre tem artigos interessantes e com bastante informações e ótimas dicas .
Parabéns !
Visite Meu Blog ► Capixaba Cap
CurtirCurtir